top of page
Buscar
  • Foto do escritorRenata Lasso

Sou gestor. E agora?

Atualizado: 11 de mar. de 2023



Já parou para refletir quais características são imprescindíveis para quem acaba de se tornar gestor?


Sabemos que um gestor além de cuidar de processos e da gestão do negócio precisa cuidar muito bem das pessoas. Agora, existe um grande desafio, o que é preciso para direcionar corretamente uma equipe e mantê-la motivada?


A responsabilidade, nesses casos, aumenta para o profissional. Como lidar com essa pressão e tirar de letra suas tarefas?

Somos gestores primeiro da nossa vida, conforme evoluímos, no decorrer do tempo, fazemos escolhas e tomamos decisões que definirão nossa história e nossos resultados.


Vale lembrar que as vezes tomamos decisões que nos levam a resultados indesejados e que na grande maioria das vezes, ocorre por falta de visão, clareza ou conhecimento. O que faz a diferença para a nossa evolução, é desenvolver a resiliência e extrair aprendizados sobre cada situação.


Existem três situações que podem acelerar esse processo de liderança:

Quando você se torna pai ou mãe, quando você abre um negócio ou quando você é promovido.


Habilidades de gestão e cognitivas são indispensáveis para lidar com a complexidade de algumas profissões ou para ser um executivo de alto nível, mas existe um paradoxo, ambas são importantes, mas de formas diferentes.


Segundo Daniel Goleman uma das características que distinguem um desempenho excepcional e líderes mais eficazes é a inteligência emocional, nossa capacidade de gerir nossa vida e nossos relacionamentos. Segundo o autor as principais são:

Trabalhar bem em equipe, comunicação clara e eficaz, boa adaptação à mudança, boa interação com uma variedade de pessoas, clareza de pensamento e resolução de problemas sob pressão.


Um líder autoconsciente, virtuoso e engajado é capaz de gerar confiança e cooperação gerando um clima positivo, elevando a capacidade de resultados organizacionais a patamares mais altos e a diminuição da rotatividade.


Quando funcionários veem seus líderes, como inspiradores e referência de competência e caráter, a experiência se torna mais significativa e recompensadora.


O líder lidera pelo exemplo e sua equipe tende a ser reflexo dessa liderança. Se desejamos ter uma equipe de alta performance o líder precisa desenvolver sua alta performance.


Gestão é uma habilidade que pode ser aprendida, somos capazes de fazer qualquer coisa que alguém já tenha feito, ninguém é melhor ou mais esperto do que você.


O que diferencia alguns gestores, fazendo com que superem outros, é o que aprenderam sobre o que fazer e o que não fazer e aplicar as lições fundamentais sistematicamente até ter um domínio completo destas habilidades, entrando em um movimento de melhoria contínua e aprendizado.


Precisamos buscar ser a melhor versão de nós mesmos.


“Se fizéssemos todas as coisas que somos capazes de fazer, nos surpreenderíamos”

(Thomas Edison)


Renata Lasso

Executive e Business Coach

75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page