Antes de responder, vamos, antes, entender o conceito.
O próprio nome diz, estimar a si próprio, valorizar o amor que tem por si. É incrível pensar sobre isso, pois, constantemente, pessoas se depreciam, se colocando numa posição de subserviência em relação aos próprios pensamentos, afetando, diretamente, seu cotidiano e a relação com os seus.
Esse padrão de pensamento, e a interpretação sobre si, é resultado das experiências vivenciais. A partir delas moldamos o nosso autoconceito, estabelecendo nossas crenças.
E o que são as crenças? Nada além da nossa visão de mundo, nossas verdades. Possuímos crenças fortalecedoras que nos impulsionam às realizações e aumentam nossa autoconfiança.
Do outro lado há, também, crenças limitantes que nos impedem de realizar, de produzir e, principalmente, de criar.
A boa notícia, que trago nesse texto, é essa: isso pode mudar! O ser humano possui a incrível habilidade de adaptação. Isso é possível desde que estejamos abertos às mudanças, e ao novo – especialmente na busca de nossos resultados. Há pessoas que querem novas recorrências, mas o mindset fixo impedem-nas de alcançar patamares superiores, ou outras conexões na vida.
No Livro MINDSET, da Carol S. Dweck, professora de psicologia de Lewis e Virginia Eaton na Universidade de Stanford, há uma definição precisa sobre o mindset fixo e o mindset de crescimento. Recomendo a leitura para aprofundar no assunto. Porém, deixo aqui um breve resumo do assunto.
1)O mindset fixo existe da necessidade constante de provar a si mesmo seu valor. Se você possui apenas uma quantidade limitada de inteligência, determinada personalidade e certo caráter moral, nesse caso terá de provar a si mesmo que essas doses são saudáveis. Não lhe agradaria parecer, ou sentir-se, deficiente quanto a essas características fundamentais.
2) Já no mindset de crescimento se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços. Embora as pessoas possam diferir umas das outras, de muitas maneiras, em seus talentos e aptidões iniciais, interesses ou temperamentos, cada um de nós é capaz de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência.
Você sabia que pessoas com autoestima mais elevada são mais seguras, ganham mais, realizam mais e são mais felizes? Isso é possível porque o nível de autoconfiança se torna maior. A pessoa que desenvolve a busca contínua pela melhoria, por conhecimento, e extrai aprendizados de suas experiências, se sentem mais seguras e enfrentam melhor os desafios do dia a dia.
Agora a grande descoberta da psicologia positiva afirma que é possível mudar nosso autoconceito através da mudança de nossos pensamentos perante as situações. Para isso, precisaremos desenvolver flexibilidade e adaptabilidade às diferentes situações. Quando fazemos isso, desenvolvemos mais resiliência, interferindo diretamente em nossa autoconfiança, e, consequentemente, em nossa autoestima. Porém, para que isso ocorra é preciso desenvolver uma autoconsciência.
O que tem falado para você todos os dias?
Muitas vezes, já logo no início do dia, começamos com pensamentos negativos sobre o que vamos fazer, e isso rouba totalmente nossa energia que seria fundamental para realizarmos nossos objetivos e, dessa forma, nos sabotamos. O ideal é iniciarmos o dia com pensamentos positivos, imaginando que teremos um dia conforme planejamos e se, ao final do expediente, as coisas não saíram bem, como gostaria, agradeça sempre e extraia os aprendizados. O que você poderia ter feito de diferente sobre aquela situação?
Essa são algumas dicas que você poderá aplicar diariamente para ir rumo aos seu desenvolvimento e autoconhecimento.
Quer mudar seus resultados de forma mais rápida? O processo de coaching auxilia a desenvolver um mindset positivo, aumentando o autoconhecimento, foco, organização dos objetivos e ações positivas resultando em uma melhoria em todas as áreas da nossa vida, aumentando nossa capacidade de realização e o nosso nível de felicidade.
Espero que tenha gostado!
Outras informações entre em contato comigo!
Renata Lasso